A PROPOSTA
A proposta da pesquisa é analisar a forma como os assessores de imprensa que atuam em empresas de comunicação corporativa de Salvador estão lidando com o processo da convergência midiática verificado nas empresas jornalísticas da Bahia.
AS QUESTÕES
- Quem é esse profissional de assessoria de imprensa em Salvador?
- De que forma ele atua?
- Quais são as ferramentas tecnológicas que ele utiliza?
- Que novas habilidades e conhecimentos são requeridos dele que não eram exigidos anteriormente à convergência?
- Em que a utilização das novas tecnologias e a convergência midiática modificaram o perfil e a atuação do Assessor de Imprensa em Salvador?
O OBJETIVO
O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento dessa atividade através da ampliação da discussão acadêmica sobre a atuação do Assessor de Imprensa na capital baiana.
O RECORTE
Pesquisaremos, entre os jornalistas que trabalham nas empresas de comunicação corporativa mais atuantes em Salvador nos últimos 10 anos para verificar como ocorreu e está ocorrendo a mudança para a nova ordem tecnológica e convergente da comunicação nesse setor e para mostrar como a convergência midiática modificou ou está modificando o perfil destes profissionais e o modus operandi das empresas que atuam nessa área. Entrevistaremos também os dirigentes de empresas que têm entre cinco e 10 anos de atuação no mercado da Bahia: Darana Comunicação Empresarial, AC Comunicação, Lume Comunicação e Via Press.
A METODOLOGIA
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entrevista estruturada questionário para os jornalistas/assessores
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entrevista semi estruturada ou aberta para os diretores das empresas
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observação